Urologia Geriátrica: o que é?

De forma simples, a Urologia Geriátrica é a ciência urológica aplicada ao paciente geriátrico (idoso), levando em conta suas demandas e peculiaridades.

Você sabe o que é Urologia Geriátrica?

De forma simples, a Urologia Geriátrica é a ciência urológica aplicada ao paciente geriátrico (idoso), levando em conta suas demandas e peculiaridades.

Mas para uma boa compreensão do termo, em primeiro lugar, é necessário entender o que é o envelhecimento. Trata-se do processo que converte adultos jovens, em sua maioria saudáveis, em adultos mais velhos, cuja deterioração fisiológica leva a um aumento progressivo no risco de adoecimento e morte. Esses efeitos do envelhecimento são tão corriqueiros que por vezes acabam sendo tomados como certos e imutáveis por profissionais de saúde, pacientes e familiares.

No entanto, as maiores descobertas no campo da biogerontologia (ciência que se ocupa do estudo biológico do envelhecimento) foi que esse ponto de vista antigo, em que envelhecer é necessariamente sinônimo de doença, esta errado e que o processo de envelhecimento pode sim ser postergado, ou desacelerado através de intervenções nutricionais, farmacológicas e genéticas.

E onde a Urologia entra nisso?

Assim como os olhos, o coração e o cérebro, os órgãos do trato geniturinário (e.g: rins, ureteres, bexiga, próstata) também sofrerão o processo de senescência (envelhecimento) e necessitarão de cuidados da especialidade que lhes é pertinente. Nesses termos, a Urologia deve contemplar as características e particularidades desse grupo de pacientes, compreendendo que não são meramente adultos mais velhos. Em suma, a Urologia Geriátrica, ou Urogeriatria e a interseção de duas especialidades: Urologia e Geriatria, onde alia-se o conhecimento técnico urológico, aplicado com a abordagem geriátrica.

O envelhecimento ainda é em grande parte um mistério, assim como as doenças infecciosas um dia também foram. Mas é fato que envelhecer por si não é uma doença, muito embora as doenças sejam certamente uma das condições mais salientes do envelhecimento. Entender como o envelhecimento ocorre é fundamental em qualquer especialidade e na Urologia não é diferente, pois boa parte das nossas condições são típicas desse grupo.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn

Dr. Felipe Kataoka

Médico Assistente nos Serviços de Residência do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo - HSPM-SP

Chefe da divisão de Urogeriatria da Clínica Urobrasil.

Artigos sobre Saúde