Doenças urológicas afetadas pelo envelhecimento

Existem diversas doenças que afetam os tratos urinário e genital, cuja prevalência e apresentação ganham contornos particulares em pacientes idosos. Corriqueiramente, as queixas que motivarão a consulta estão associadas aos sintomas do trato urinário inferior (LUTS na sigla em inglês), incontinência e disfunções sexuais.

Dentre as patologias principais, destacam-se:

Hiperplasia prostática benigna (HPB). É o crescimento do tecido prostático benigno, isso é, não cancerígeno, que ocorre gradualmente em homens mais velhos, sendo clinicamente evidente em 50% dos homens aos 50 anos e 80% aos 80 anos. Até os anos 1980 essa doença era tratada iminentemente por via cirúrgica, porém nas últimas décadas terapias clínicas foram desenvolvidas, bem como novas modalidades interventivas menos invasivas. Atualmente 6-16% dos pacientes necessitarão de tratamento cirúrgico.

Tumores de próstata, bexiga e rins. As três malignidades são mais comuns em indivíduos acima de 49 anos e do sexo masculino. De acordo com Li et al, estima-se que os anos de vida produtiva perdida por paciente, é de 10.1; 12 e 16.5 anos, respectivamente para os tumores supracitados.

Infecções de trato urinário. Tal doença ganha importância por ser uma das causas mais comum de sepse em idosos e nem sempre se apresenta de maneira inequívoca.

Além dessas, vale citar: incontinência urinária, prolapso de órgãos pélvicos e disfunções sexuais.

As doenças nos idosos tem muitas particularidades e é sempre válido lembrar que a avaliação por um profissional especializado é fundamental.

Li C, Ekwueme DU, Rim SH, Tangka FK. Years of potential life lost and productivity losses from male urogenital cancer deaths – United States 2004. Urology. 2010;76:528-35.

Dr. Felipe Hamoy Kataoka

Médico Assistente nos Serviços de Residência do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo - HSPM-SP
Chefe da divisão de Urogeriatria da Clínica Urobrasil.
Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *