Novembro Azul – Entenda a campanha do bigode

O movimento que hoje conhecemos como Novembro Azul nasceu em 2003 na Austrália, mais precisamente em Melbourne, a partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Os amigos divertiam-se em um pub e, despretensiosamente, imaginaram se ficariam bem de bigode.

Naquela época, a mãe de um conhecido levantava fundos para o combate ao câncer de mama e essa iniciativa levou os amigos a considerar algo semelhante. No seu caso, a associação do bigode com a conscientização em saúde masculina. Como no dia 17 de novembro já se comemorava o dia mundial de combate ao câncer de próstata, eles elegeram esse mês para realizar a sua campanha e deixar o bigode crescer. Naquele ano convenceram cerca de 30 amigos a se tornarem bigodudos e doar 10 dólares para a causa.

O que eles perceberam de mais importante foi que ao ostentar um bigodão muita gente puxava assunto sobre o novo visual e isso ajudava a difundir a causa e ganhar adesões. Pois bem, já no ano seguinte eles fundaram a Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos para arrecadação de fundos ao combate do câncer de próstata. Também criaram uma plataforma online para receber doações, na qual os homens podiam compartilhar fotos do “cultivo” de seus bigodes durante o mês.

O nome Movember vem da junção das palavras Moustache (bigode em inglês) e November (novembro em inglês). Está oficialmente presente na Australia, Áustria, Bélgica, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, França, Hong Kong, Alemanha, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Singapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos e já arrecadou milhões de dólares para programas de saúde masculina, saúde mental, prevenção de suicídio, câncer de próstata e de testículo.

Todo esse movimento aportou em terras tupiniquins em 2008 trazido pelo Instituto Lado a Lado pela vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia. É marcado por diversas ações de divulgação sobre o tema câncer de próstata, como palestras e campanhas estimulando a quebra de tabus e preconceitos.

Além disso, muitas cidades iluminam seus monumentos e prédios públicos na cor azul, de forma análoga à campanha do Outubro Rosa.

Então, agora que entende a história envolvendo o Novembro Azul, aproveite para realizar sua consulta e fazer a sua prevenção.

Compartilhe e comente.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn

Dr. Felipe Kataoka

Médico Assistente nos Serviços de Residência do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo - HSPM-SP

Chefe da divisão de Urogeriatria da Clínica Urobrasil.

Artigos sobre Saúde