Câncer de Próstata – É possível prevenir?

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais diagnosticado em homens com cerca de 1,1 milhão de diagnósticos em todo o mundo em 2012, representando 15% de todos os cânceres diagnosticados.

Mas sobre o de próstata particularmente, existe alguma forma de prevenção? Tem haver com o tipo de dieta, estilo de vida, consumo de produtos tabágicos, etc?

Pois bem, é sabido que japoneses tem menor risco de câncer de próstata se comparado a homens ocidentais. Contudo se um japonês se muda para o Ocidente e passa a adotar hábitos e estilo de vida daquela região, o seu risco aumenta assemelhando-se a população local, o que implicaria em algum papel para fatores ambientais e dietéticos.

Mas a verdade é que a despeito de uma série de fatores (álcool, laticínios, gordura, tomate, carne, soja, vitamina D e E) terem sido implicado ao câncer de próstata no que tange a incidência e prognóstico, até o momento, não existe nenhuma recomendação protetora seja dietética ou farmacológica.

O que sabemos é que a incidência esta ligada primordialmente a idade, fatores genéticos estão associados a agressividade da doença e reposição hormonal de testosterona em homens hipogonádicos não aumenta o risco de câncer de próstata.

Válido lembrar que bons hábitos alimentares e estilo de vida saudável são absolutamente desejáveis e altamente recomendáveis, pois a saúde do homem não se restringe ao câncer de próstata e, para outras doenças, essas medidas são amplamente reconhecidas como benéficas.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn

Dr. Felipe Kataoka

Médico Assistente nos Serviços de Residência do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo - HSPM-SP

Chefe da divisão de Urogeriatria da Clínica Urobrasil.

Artigos sobre Saúde