O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais diagnosticado em homens com cerca de 1,1 milhão de diagnósticos em todo o mundo em 2012, representando 15% de todos os cânceres diagnosticados.
Mas sobre o de próstata particularmente, existe alguma forma de prevenção? Tem haver com o tipo de dieta, estilo de vida, consumo de produtos tabágicos, etc?
Pois bem, é sabido que japoneses tem menor risco de câncer de próstata se comparado a homens ocidentais. Contudo se um japonês se muda para o Ocidente e passa a adotar hábitos e estilo de vida daquela região, o seu risco aumenta assemelhando-se a população local, o que implicaria em algum papel para fatores ambientais e dietéticos.
Mas a verdade é que a despeito de uma série de fatores (álcool, laticínios, gordura, tomate, carne, soja, vitamina D e E) terem sido implicado ao câncer de próstata no que tange a incidência e prognóstico, até o momento, não existe nenhuma recomendação protetora seja dietética ou farmacológica.
O que sabemos é que a incidência esta ligada primordialmente a idade, fatores genéticos estão associados a agressividade da doença e reposição hormonal de testosterona em homens hipogonádicos não aumenta o risco de câncer de próstata.
Válido lembrar que bons hábitos alimentares e estilo de vida saudável são absolutamente desejáveis e altamente recomendáveis, pois a saúde do homem não se restringe ao câncer de próstata e, para outras doenças, essas medidas são amplamente reconhecidas como benéficas.